Diverticulite: Descubra os sintomas e o tratamento para essa doença aqui!

saúde

A diverticulite é um tipo de inflamação que pode afetar várias pessoas, sendo que ela é caracterizada principalmente por inflamar os divertículos, que são sacos ou pregas que se instalam nas paredes do intestino grosso, porém eles também podem se instalar em outras regiões do trato digestivo, como no intestino delgado, esôfago e estômago. Embora o surgimento dos divertículos seja comum, a diverticulite não é e deve ser tradada assim que for descoberta.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa inflamação, este artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre ela. Confira!

Que remédios são bons para tratar diverticulite?

Se você está com a diverticulite e não sabe qual medicamento usar no tratamento desta doença, nós recomendamos que você consulte um médico, assim ele poderá repassar o melhor tratamento que poderá ser feito conforme o seu estado clínico.

Alguns remédios que são indicados no tratamento são:

  • Antibióticos

Em alguns casos pode ser que o médico indique que o paciente faça uso de um antibiótico por cerca de 10 dias a fim de controlar a diverticulite. Alguns dos antibióticos que podem ser indicados são o Metronidazol, um antibiótico e antiprotozoário e o Ciprofloxacino. As dosagens e forma de uso serão repassadas por um médico.

  • Analgésicos

Como a pessoa poderá sentir um desconforto abdominal ocasionado pela diverticulite, pode ser necessário que o médico passe um analgésico para auxiliar no tratamento da doença, sendo que o mais indicado é o Paracetamol.

Não se automedique ou você correrá risco de usar um medicamento que não é especifico para seu tratamento, podendo ter sérios problemas de saúde.

nausea sintoma de diverticulite

Quais são os sintomas dessa doença?

Quando a pessoa começa a ter a inflamação dos divertículos ela irá começar a apresentar alguns sintomas, por isso é necessário ficar de olho, assim, quanto mais rápido forem notados os sintomas e diagnosticado a doença, mais rápido poderá ser iniciado o tratamento.

Alguns dos principais sintomas são:

  • Sensibilidade na parte inferior esquerda do abdômen
  • Inchaço
  • Gases frequentes
  • Febre
  • Calafrios
  • Alimentação insuficiente
  • Náusea
  • Ausência de fome
  • Vômitos

Se você começar a apresentar alguns desses sintomas é recomendável que você consulte um médico para que ele possa te avaliar e dizer se você apresenta ou não a diverticulite.

A diverticulite tem cura?

Na maioria dos casos a diverticulite não consiste em um problema de saúde muito grave, por isso ela costuma responder muito bem ao tratamento, principalmente se for diagnosticada ainda no começo, assim é possível dizer que essa doença tem cura.

No entanto, é possível que algumas pessoas tenham mais de um ataque de diverticulite, o que poderá gerar um tratamento um pouco mais cuidadoso, por isso é sempre necessário consultar um médico para que ele possa acompanhar seu quadro.

Além do mais, se não for tratada ainda no início essa doença poderá fazer com que a pessoa tenha algumas complicações, como:

  • Sangramento retal
  • Ruptura do cólon
  • Abscessos
  • Fístula
  • Estenose
  • Periodontite

Espero que você tenha gostado do nosso artigo, e se ainda ficou alguma dúvida sobre ele é só nos deixar um comentário que em seguida responderemos você!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ataque de panico
saúde
Ataque de pânico: Saiba o que causa, quais os sintomas físicos e como tratar corretamente!

A mente do ser humano é extremamente complexa e cheia de complicações que é difícil entender. Um dos transtornos que envolvem nossos problemas psicológicos é o ataque de pânico, que pode acontecer com qualquer pessoa que já apresenta sintomas de ansiedade anteriormente. Se você conhece alguém que passou por um …

dor de garganta
saúde
Garganta inflamada: Saiba o que pode estar causando e como tratar corretamente!

Ninguém gosta de ficar doente, mas especificamente a garganta inflamada é um dos piores problemas de saúde que se pode ter. Essa é uma dor incômoda que ainda por cima atrapalha o paciente na hora de comer, impedindo-o de ter uma vida normal. Por isso, no artigo de hoje selecionamos …

pneumonia
saúde
Pneumonia: Descubra os perigos dessa doença respiratória e saiba como tratar!

Ao longo da nossa vida estamos submetidos a contrair várias doenças, sendo que elas podem ser causadas por vários fatores, principalmente por vírus ou bactéria que são um dos principais causadores das infecções. Uma infecção que pode afetar o ser humano com facilidade e que merece bastante destaque é a …