Fertilização in vitro: Como funciona? Quanto custa? Saiba tudo aqui!

  • Chicago Weekly
  • Category : saúde
fertilização in vitro
saúde

Muitas pessoas sonham em ter filhos, porém nem sempre elas conseguem ter seus filhos através dos métodos tradicionais de reprodução por vários fatores e é por isso que estas pessoas poderão optar por outros tipos de reprodução. Um tipo particular de reprodução assistida que está fazendo muito sucesso atualmente é a fertilização in vitro.

Você já ouviu falar na fertilização in vitro? Sabe o que é e quais os riscos deste procedimento? Ainda não? Então este artigo é para você, continue lendo e confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre este tipo de reprodução assistida.

O que é?

A fertilização in vitro é o procedimento de reprodução que está sendo muito procurada atualmente, principalmente por casais que desejam ter filhos, mas não conseguem através dos métodos tradicionais.  Este procedimento consiste que em fecundar o óvulo com espermatozóide em um laboratório, assim será possível observar o desenvolvimento dos embriões para que depois eles sejam implantados no útero e seja possível confirmar ou não a gravidez.

Mas é importante dizer que nem sempre a fertilização in vitro irá fazer com que a mulher engravide de primeira e por isso poderá ser realizada várias tentativas até que se consiga o bebê de proveta.

Como funciona?

A fertilização in vitro funciona de maneira bem simples sendo que é realizado o procedimento em 5 passos que são:

Monitoramento e estimulação do desenvolvimento dos óvulos saudáveis

A mulher deverá tomar as medicações para fertilidade a fim de controlar o amadurecimento do óvulo e aumentar as chances coleta de óvulos múltiplos no ciclo.

Extração dos óvulos

Os óvulos são extraídos através de um procedimento cirúrgico pouco invasivo sendo que uma agulha coletora irá atravessar a cavidade pélvica para realizar a remoção. A paciente estará sedada e com anestesia local durante o procedimento.

Obtenção dos espermatozoides

O terceiro passo é obter os espermatozoides. Eles deverão ser obtidos através do sêmen masculino. O homem deverá ficar no mínimo de 3 a 5 dias sem ejacular antes da remoção do sêmen.

Fertilização

Agora é a hora que o laboratório irá colocar os ovos dos espermatozoides em incubadoras para realizar a fertilização.

Transferência dos embriões

Os embriões serão transferidos para o útero entre o primeiro e o sexto dia após a extração dos óvulos. Eles serão inseridos na vagina da mulher. A mulher deverá ficar em repouso e cerca de duas semanas após a fertilização in vitro poderá ser descoberto se ela está ou não grávida.

Valor

O preço de uma fertilização in vitro poderá ser muito alto, pois são usados processos científicos complexos para realizar o procedimento, mas é importante dizer que os valores irão variar conforme a clínica escolhida. Em geral é possível dizer que o procedimento poderá custar entre 5.000 a 20.000 reais.

Riscos

É importante destacar que a fertilização in vitro poderá trazer alguns riscos como:

  • Dor pélvica e abdominal moderada
  • Lesões próximas aos ovários
  • Infecção pélvica
  • Gravidez complicada
  • Maior chance de aborto

Além do mais, quando a mulher opta por realizar a fertilização in vitro ela corre risco de não conseguir engravidar na primeira tentativa.

Faz pelo SUS?

Sim, o SUS faz a fertilização in vitro, contudo a fila de espera é muito grande e são poucos hospitais que realizam este procedimento gratuitamente, por isso o casal poderá esperar anos para conseguir ter o seu filho.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ataque de panico
saúde
Ataque de pânico: Saiba o que causa, quais os sintomas físicos e como tratar corretamente!

A mente do ser humano é extremamente complexa e cheia de complicações que é difícil entender. Um dos transtornos que envolvem nossos problemas psicológicos é o ataque de pânico, que pode acontecer com qualquer pessoa que já apresenta sintomas de ansiedade anteriormente. Se você conhece alguém que passou por um …

saúde
Diverticulite: Descubra os sintomas e o tratamento para essa doença aqui!

A diverticulite é um tipo de inflamação que pode afetar várias pessoas, sendo que ela é caracterizada principalmente por inflamar os divertículos, que são sacos ou pregas que se instalam nas paredes do intestino grosso, porém eles também podem se instalar em outras regiões do trato digestivo, como no intestino …

dor de garganta
saúde
Garganta inflamada: Saiba o que pode estar causando e como tratar corretamente!

Ninguém gosta de ficar doente, mas especificamente a garganta inflamada é um dos piores problemas de saúde que se pode ter. Essa é uma dor incômoda que ainda por cima atrapalha o paciente na hora de comer, impedindo-o de ter uma vida normal. Por isso, no artigo de hoje selecionamos …