Garganta inflamada: Saiba o que pode estar causando e como tratar corretamente!

dor de garganta
saúde

Ninguém gosta de ficar doente, mas especificamente a garganta inflamada é um dos piores problemas de saúde que se pode ter. Essa é uma dor incômoda que ainda por cima atrapalha o paciente na hora de comer, impedindo-o de ter uma vida normal.

Por isso, no artigo de hoje selecionamos algumas dicas para você saber quando está com a garganta inflamada, como tratar com remédios e em casa. Confira!

Quais são os melhores remédios?

Os medicamentos mais indicados para o tratamento da garganta inflamada são os anti-inflamatórios, principalmente a nimesulida, que é considerada a menos agressiva à saúde e atua inibindo a enzima ciclooxigenase.

Outros fármacos indicados são:

  • AAS. Esse fármaco age à base de ácido acetilsalicílico, proporcionando uma ação antitérmica, analgésica e anti-inflamatória.
  • Ibuprofeno. Além de ajudar nos problemas de garganta, o ibuprofeno também é indicado para quem possui osteoartrite, artrite reumatoide e outras dores musculares.
  • Naproxeno. Auxilia reduzindo a febre, dores de dente, resfriados, cefaleia e outras inflamações comuns.
  • Cloridrato de benzidamina. Atua nos sintomas da gripe e outras complicações inflamatórias.

A maioria desses medicamentos possui um valor bastante acessível, principalmente por possuírem muitas opções genéricas. Você poderá encontrá-los em qualquer farmácia física ou online por R$ 5,00 a no máximo R$ 18,00.

Quais os sintomas da garganta inflamada?

Nem sempre uma tosse e dor na garganta significa que ela está inflamada. Diversos outros sintomas acompanhados é que definem se você está com algum problema bacteriano.

Outros sintomas são:

  • Tosse seca e irritante
  • Sensação áspera ao comer
  • Desconforto constante na garganta
  • Mau hálito
  • Ínguas sentidas no pescoço
  • Dor ao engolir
  • Amígdalas vermelhas e inchadas

Caso você perceba todos esses sintomas simultaneamente, recorra ao médico para buscar o tratamento correto.

Além disso, caso haja uma febre inferior a 38,8º C, provavelmente você está com uma infecção viral. Caso a febre ultrapasse esse valor, a infecção é bacteriana e é necessário controlar a temperatura imediatamente.

cha de hortela

Existe algum chá para melhorar a dor da garganta inflamada?

Nenhum chá irá curar a garganta inflamada, pois ela é ocasionada por vírus ou bactérias que precisam ser combatidos com o remédio certo.

Contudo, você pode aliviar as dores com as seguintes receitas de remédios caseiros, veja!

  • Chá de hortelã com mel

Essa infusão te ajudará a “limpar” a garganta e aliviar um pouco o desconforto. Para prepará-la é só adicionar 1 talo de hortelã em 300 ml de água e deixar ferver. Depois coloque uma colher de mel e tome apenas quando estiver morno.

  • Chá de gengibre

Prepare esse chá colocando 1 cm de gengibre em uma xícara de água. É só deixar ferver e repousar por 10 minutos. Tome assim que estiver morno, 3 vezes ao dia.

  • Suco de toranja

Os cítricos repletos de vitamina C irão te ajudar a curar da garganta inflamada caso ela seja por uma gripe. O suco de toranja é um delicioso refrescante que irá fortalecer seu sistema imunológico.

Para fazê-lo retire as sementes de 3 toranjas e bata-as na centrífuga. Assim ele ficará mais cremoso e não perderá muitos nutrientes da fruta. Beba pelo menos 3 vezes ao dia.

Além dessas dicas, você ainda pode fazer um gargarejo com uma misturinha de água com vinagre para melhorar a sensação.

Caso tenha ficado alguma dúvida, comente com a gente!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ataque de panico
saúde
Ataque de pânico: Saiba o que causa, quais os sintomas físicos e como tratar corretamente!

A mente do ser humano é extremamente complexa e cheia de complicações que é difícil entender. Um dos transtornos que envolvem nossos problemas psicológicos é o ataque de pânico, que pode acontecer com qualquer pessoa que já apresenta sintomas de ansiedade anteriormente. Se você conhece alguém que passou por um …

saúde
Diverticulite: Descubra os sintomas e o tratamento para essa doença aqui!

A diverticulite é um tipo de inflamação que pode afetar várias pessoas, sendo que ela é caracterizada principalmente por inflamar os divertículos, que são sacos ou pregas que se instalam nas paredes do intestino grosso, porém eles também podem se instalar em outras regiões do trato digestivo, como no intestino …

pneumonia
saúde
Pneumonia: Descubra os perigos dessa doença respiratória e saiba como tratar!

Ao longo da nossa vida estamos submetidos a contrair várias doenças, sendo que elas podem ser causadas por vários fatores, principalmente por vírus ou bactéria que são um dos principais causadores das infecções. Uma infecção que pode afetar o ser humano com facilidade e que merece bastante destaque é a …