Gengivoplastia: O que é? Quem pode fazer? É caro? Como funciona?

Gengivoplastia
Beleza

Muitas pessoas se encontram insatisfeitas com a sua aparência, e por isso essas pessoas sempre estão em busca de dar uma modificada em seu corpo ou rosto e por isso o Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas do mundo. Hoje nesse artigo eu irei falar um pouco sobre uma dessas cirurgias para corrigir algum problema estético, a gengivoplastia.

Se você não sabe o que é, nem quem pode fazer a gengivoplastia, esse artigo é para você, continue lendo e confira tudo a seguir!

Gengivoplastia: O que é?

A gengivoplastia também conhecida por cirurgia periodontal ou cirurgia plástica gengival é um procedimento cirúrgico plástico, ou seja, tem fins estéticos para corrigir a gengiva e o sorriso da pessoa.

A gengivoplastia consiste em retirar o excesso do tecido gengival e reconstrução dos contornos da gengiva próximo aos dentes, sendo muito recomendada a quem possui gengivas muito grandes, gengivas finas demais, ou ainda para casos de retração da gengiva que é quando ela se desloca e expõe sua raiz, causando muito desconforto a pessoa.

Quem pode fazer?

Normalmente o procedimento é feito por um periodontista pessoa especialista em gengivas, ou mesmo por um cirurgião dentista, ali mesmo no consultório médico não havendo necessidade de internação.

É bem comum o cirurgião dentista aplicar somente uma anestesia local na hora da cirurgia, não havendo necessidade então da aplicação de anestesia geral, fazendo com que o paciente se mantenha acordado durante todo o procedimento e sobre tudo sem sentir dor.

Como é feita a gengivoplastia?

Tudo é feito de forma bem simples no consultório médico, durante cerca de apenas 30 minutos. É Utilizado um bisturi ou laser e o cirurgião dentista irá remover as camadas de gengivas envolvidas na correção, podendo deslocá-la para cima, para baixo, ou para os lados, a depender de cada caso.

Após ser feito a gengivoplastia não há aparição de pontos ou mesmo cicatrizes no local, e o tempo de recuperação completa dura cerca de apenas 2 semanas.

Há casos mais complexos onde a gengiva apresenta mais de 8 mm de espessura, o que resulta em uma cirurgia um pouco mais demorada e complexa, mas que não foge muito das técnicas utilizadas no procedimento normal.

Para esses casos o tempo médio da cirurgia é de até 2 horas.

Cuidados pós-operatórios

Ainda que considerada uma cirurgia muito simples, a gengivoplastia exige alguns cuidados pós-operatórios, como:

  • Devida utilização da medicação recomendada pelo dentista, sendo muito comum a utilização de pomadas e remédios anti-inflamatórios;
  • Evitar fazer esforços físicos;
  • Não fumar ou fazer o uso de bebidas alcóolicas por pelo menos uma semana após o procedimento;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Fazer a escovação seguindo a orientação do dentista;
  • Fazer a alimentação seguindo a orientação do dentista, evitando comidas quentes.

Qual o preço?

O preço da gengivoplastia pode variar de acordo com sua região ou mesmo consultório, mas em média o preço é calculado de acordo com os dentes envolvidos no procedimento, sendo calculado R$ 100,00 reais por cada dente envolvido.

O que muitas pessoas não sabem é que grande parte dos convênios dentários cobre esse procedimento parcial ou completo.

Ficou alguma dúvida? Deixe-nos um comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roupas para revender
Beleza
Roupas para revender: Moda infantil? Vale a pena atacado? E a fábrica?

Na atual conjuntura do mercado de trabalho, o brasileiro sempre acaba “se virando”e procura outras atividades para complementar a sua renda. Dessa forma, muito acabam se tornando  vendedores de roupas, que são adquiridas por atacado e revendida a preços diversos, porém quase sempre pela faixa dos 20 reais. As opções …

hidroquinona
Beleza
Hidroquinona: Veja os benefícios desse produto para clarear a pele

As manchas na pele são um problema para muitas pessoas, pois podem incomodar e até mesmo mexer com a auto estima delas que vão ficar com vergonha de usar roupas que possam expor suas manchas. Por isso, sempre estão em busca de tratamentos que possam ajudar melhorar isso, sejam cosméticos …

Lavitan Hair Cabelos
Beleza
Lavitan Hair: Para que serve? Realmente funciona? Com usar?

O cabelo uma das partes do nosso corpo que mais sofre com as mudanças do organismo e até, do clima. Para a grande maioria, cabelos bonitos, são sinônimos de cabelos longos e volumosos, mas é difícil deixar o cabelo sempre vistoso. Muitas pessoas sofrem com a queda capilar e tentam …