Loratadina: Para que serve? Quais os efeitos? Engorda?

Loratadina
saúde

Ao longo dos anos é comum que o nosso organismo adquira algum tipo de alergia por diversos fatores. Dessa forma, pode ser devido a uma baixa imunidade ou até mesmo a um grande contato com a poeira e assim, ter sempre em mãos um anti-histamínico para amenizar os sintomas, é sempre uma boa opção. Dentre os vários existentes no mercado, um que merece bastante destaque por sua eficiência é a Loratadina.

Você já conhece a Loratadina? Sabe o que é e para que serve esse medicamento? Ainda não? Então esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre esse medicamento.

Loratadina: O que é?

A Loratadina é um medicamento anti-histamínico, ou seja, que age contra a substância histamina, que por sua vez é produzida pelo corpo humano como uma forma de tentar combater os “corpos estranhos” (pelo de animais, poeira, fungos, pólen, produtos de limpeza, certos medicamentos e etc.).

Ainda que pareça bom e seguro, a ação da histamina no organismo humano causa alguns efeitos colaterais fisiológicos muito conhecidos, como: a coriza nasal, espirros, coceiras nos olhos e no nariz, e todos os sintomas relacionados à rinite alérgica. Assim, é exatamente nesse momento que entra a ação da Loratadina, que serve como uma barreira a esses sintomas, de forma que reduza o aparecimento da coceira, da coriza nasal e todos os outros sintomas da histamina.

Muitas pessoas confundem o objetivo do medicamento, por acreditarem que ele tem ação de curar a alergia, o que é muito diferente. Uma vez que, a Loratadina somente tem a ação de reduzir os sintomas da alergia, bloqueando a ação da histamina.

Como tomar?

Assim como todo medicamento o correto é sempre seguir as orientações médicas, pois ainda que o medicamento tenha o mesmo objetivo, este poderá ter reações diversas em cada organismo.

Todavia, de modo geral em adultos e crianças com mais de 12 anos de idade é recomendado 1 comprimido (10mg), ou  1 dose do xarope (10ml) por dia com os efeitos sendo observados logo nas primeiras horas de uso.

Loratadina engorda?

Não, a Loratadina não engorda. Algumas pessoas acreditam que o medicamento funciona como um corticoide, um remédio que retém líquido no organismo, resultando assim em inchaços e aumento de peso, o que não é verdade, pois a Loratadina é um anti-histamínico, ou seja, antialérgico e não corticoide.

Além disso, não há quantidades significativas de calorias na composição da Loratadina e com isso o medicamento não causa aumento de peso.

Quais os efeitos?

Alguns efeitos colaterais foram visivelmente observados em pacientes que fizeram o uso da Loratadina, tais como destacamos a dor de cabeça frequente, a fadiga, problemas de falta de ar, taquicardia, tosse, sinusite, ressecamento nasal, ressecamento de pele e cabelo, aumento de sudorose, e sonolência.

Além de laringite, dermatite, gastrite, bronquite e problemas no trato gastrointestinal, ainda que em menor proporção.

Caso seja observado algum desses efeitos após se utilizar a Loratadina é recomendado consultar um médico para que seja tratado o quanto antes e não cause nenhum transtorno maior.

Ficou alguma dúvida sobre a Loratadina? Deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você.

0 Compart.
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pneumonia
saúde
Pneumonia: Descubra os perigos dessa doença respiratória e saiba como tratar!

Ao longo da nossa vida estamos submetidos a contrair várias doenças, sendo que elas podem ser causadas por vários fatores, principalmente por vírus ou bactéria que são um dos principais causadores das infecções. Uma infecção que pode afetar o ser humano com facilidade e que merece bastante destaque é a …

prevenir a osteoporose
saúde
Prevenir a osteoporose: Saiba como evitar esse problema de forma natural e saudável!

A osteoporose é uma doença que afeta milhares de pessoas anualmente, sendo que ela pode ir se agravando ao longo dos anos e diminuindo a qualidade de vida da pessoa, e por isso prevenir a osteoporose é fundamental. Se você deseja saber como prevenir a osteoporose esse artigo é para …

proteina
saúde
Proteína: Veja quais os tipos possíveis de se consumir e como obter naturalmente!

As proteínas são muito importantes para o corpo e provavelmente você já deve ter ouvido falar nelas, pois são essenciais ao corpo e desenvolvem diversas funções nele. Com a proteína é possível conseguir o ganho muscular, elasticidade dos tecidos e até mesmo regulação hormonal, mas você conhece os tipos de …