Loratadina: Para que serve? Quais os efeitos? Engorda?

Loratadina
saúde

Ao longo dos anos é comum que o nosso organismo adquira algum tipo de alergia por diversos fatores. Dessa forma, pode ser devido a uma baixa imunidade ou até mesmo a um grande contato com a poeira e assim, ter sempre em mãos um anti-histamínico para amenizar os sintomas, é sempre uma boa opção. Dentre os vários existentes no mercado, um que merece bastante destaque por sua eficiência é a Loratadina.

Você já conhece a Loratadina? Sabe o que é e para que serve esse medicamento? Ainda não? Então esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre esse medicamento.

Loratadina: O que é?

A Loratadina é um medicamento anti-histamínico, ou seja, que age contra a substância histamina, que por sua vez é produzida pelo corpo humano como uma forma de tentar combater os “corpos estranhos” (pelo de animais, poeira, fungos, pólen, produtos de limpeza, certos medicamentos e etc.).

Ainda que pareça bom e seguro, a ação da histamina no organismo humano causa alguns efeitos colaterais fisiológicos muito conhecidos, como: a coriza nasal, espirros, coceiras nos olhos e no nariz, e todos os sintomas relacionados à rinite alérgica. Assim, é exatamente nesse momento que entra a ação da Loratadina, que serve como uma barreira a esses sintomas, de forma que reduza o aparecimento da coceira, da coriza nasal e todos os outros sintomas da histamina.

Muitas pessoas confundem o objetivo do medicamento, por acreditarem que ele tem ação de curar a alergia, o que é muito diferente. Uma vez que, a Loratadina somente tem a ação de reduzir os sintomas da alergia, bloqueando a ação da histamina.

Como tomar?

Assim como todo medicamento o correto é sempre seguir as orientações médicas, pois ainda que o medicamento tenha o mesmo objetivo, este poderá ter reações diversas em cada organismo.

Todavia, de modo geral em adultos e crianças com mais de 12 anos de idade é recomendado 1 comprimido (10mg), ou  1 dose do xarope (10ml) por dia com os efeitos sendo observados logo nas primeiras horas de uso.

Loratadina engorda?

Não, a Loratadina não engorda. Algumas pessoas acreditam que o medicamento funciona como um corticoide, um remédio que retém líquido no organismo, resultando assim em inchaços e aumento de peso, o que não é verdade, pois a Loratadina é um anti-histamínico, ou seja, antialérgico e não corticoide.

Além disso, não há quantidades significativas de calorias na composição da Loratadina e com isso o medicamento não causa aumento de peso.

Quais os efeitos?

Alguns efeitos colaterais foram visivelmente observados em pacientes que fizeram o uso da Loratadina, tais como destacamos a dor de cabeça frequente, a fadiga, problemas de falta de ar, taquicardia, tosse, sinusite, ressecamento nasal, ressecamento de pele e cabelo, aumento de sudorose, e sonolência.

Além de laringite, dermatite, gastrite, bronquite e problemas no trato gastrointestinal, ainda que em menor proporção.

Caso seja observado algum desses efeitos após se utilizar a Loratadina é recomendado consultar um médico para que seja tratado o quanto antes e não cause nenhum transtorno maior.

Ficou alguma dúvida sobre a Loratadina? Deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ataque de panico
saúde
Ataque de pânico: Saiba o que causa, quais os sintomas físicos e como tratar corretamente!

A mente do ser humano é extremamente complexa e cheia de complicações que é difícil entender. Um dos transtornos que envolvem nossos problemas psicológicos é o ataque de pânico, que pode acontecer com qualquer pessoa que já apresenta sintomas de ansiedade anteriormente. Se você conhece alguém que passou por um …

saúde
Diverticulite: Descubra os sintomas e o tratamento para essa doença aqui!

A diverticulite é um tipo de inflamação que pode afetar várias pessoas, sendo que ela é caracterizada principalmente por inflamar os divertículos, que são sacos ou pregas que se instalam nas paredes do intestino grosso, porém eles também podem se instalar em outras regiões do trato digestivo, como no intestino …

dor de garganta
saúde
Garganta inflamada: Saiba o que pode estar causando e como tratar corretamente!

Ninguém gosta de ficar doente, mas especificamente a garganta inflamada é um dos piores problemas de saúde que se pode ter. Essa é uma dor incômoda que ainda por cima atrapalha o paciente na hora de comer, impedindo-o de ter uma vida normal. Por isso, no artigo de hoje selecionamos …