Melatonina: Conheça os benefícios do hormônio do sono!

  • Chicago Weekly
  • Category : saúde
melatonina funciona mesmo
saúde

A melatonina é um hormônio natural produzido pelo corpo humano. Ela participa na regulação do metabolismo ao longo do dia, sinalizando o início do período noturno. O sono é um dos processos causados pelo aumento do hormônio, servindo para controlar o relógio biológico e ajudar a dormir.

Além disso, ela é capaz de refrear os sintomas da azia e dos ácidos gástricos, previne a diabetes, alivia incômodos e melhora a resposta imunológica do organismo. Com isso, é natural que levantem-se suspeitas sobre a sua autenticidade e eficiência. Ela de fato combate a insônia? E é capaz de realmente prevenir o câncer? A melatonina engorda ou emagrece? Essas são algumas das dúvidas mais recorrentes e que nós responderemos nesse artigo, continue lendo!

Para que serve?

A melatonina é excretada pela glândula pineal do cérebro humano, atuando no auxílio do sono de forma natural. A substância ainda participa nos processos de reparação e como antioxidantes das células expostas a agentes perniciosos, como poluição, estresse, entre outros mais. Dessa forma, fica evidente a sua importância no papel de controle do metabolismo humano, reforçando o seu sistema imunológico e auxiliando até mesmo na disposição e energia ao longo do dia.

Algo incrível sobre esse hormônio que nos ajuda a saber a hora de dormir e de acordar é que a melatonina já foi sintetizada pela ciência e vem sendo cada vez mais comercializada mundo afora! A substância é indicada no tratamento de problemas variados, tais como falta de sono, enxaqueca, problemas cardiovasculares, obesidade, entre outros fatores.

Melatonina tem efeitos colaterais?

Ao contrário do que muitos afirmam, não há evidências que comprovem a efetividade da substância para controlar o humor e prevenir tumores. Os sintomas e reações adversas mais comuns manifestados em pacientes que tomaram doses inadequadas de melatonina são variados.

Algumas das reações mais relatadas entre pacientes que erraram nas dosagens são dor de cabeça, náuseas, tontura, confusão mental, sonolência, ansiedade e quadros depressivos. Sendo assim, a dose máxima recomendada diariamente é de no máximo 5 miligramas.

Onde encontrar melatonina?

O hormônio pode ser encontrado para uso em forma sintética ou natural, comumente feitas a partir das glândulas pineais de animais. Em termos gerais, a substância pode ser adquirida para consumo em pílulas ou líquidos. A melatonina pode ser consumida por meio de cápsulas, injeções ou sprays.

Durante muito tempo, companhias farmacêuticas não tinham permissão legal para produzir e comercializar a melatonina no Brasil. O cenário só veio a se alterar a partir de 2016, após decisão da Justiça Federal que passou a autorizar a importação e comércio da substância em farmácias de manipulação. Produtos que contém o hormônio sintético vendidos no Brasil apresentam preços variados, geralmente numa faixa que vai de R$ 80 a R$ 200, em média.

Ajuda a emagrecer?

Correm muitos boatos sobre a melatonina ajudar no emagrecimento do corpo humano. Alguns experimentos realizados em animais e culturas de células indicam que a substância poderia favorecer o controle de peso em determinadas circunstâncias. Contudo, não há estudos clínicos que possam confirmar a sua real eficácia como terapia de emagrecimento e controle de peso em seres humanos. Ou seja, nada de tomar melatonina para perder peso! Antes de dar início a qualquer tratamento com medicamentos, consulte sempre um médico.

 

0 Compart.
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pneumonia
saúde
Pneumonia: Descubra os perigos dessa doença respiratória e saiba como tratar!

Ao longo da nossa vida estamos submetidos a contrair várias doenças, sendo que elas podem ser causadas por vários fatores, principalmente por vírus ou bactéria que são um dos principais causadores das infecções. Uma infecção que pode afetar o ser humano com facilidade e que merece bastante destaque é a …

prevenir a osteoporose
saúde
Prevenir a osteoporose: Saiba como evitar esse problema de forma natural e saudável!

A osteoporose é uma doença que afeta milhares de pessoas anualmente, sendo que ela pode ir se agravando ao longo dos anos e diminuindo a qualidade de vida da pessoa, e por isso prevenir a osteoporose é fundamental. Se você deseja saber como prevenir a osteoporose esse artigo é para …

proteina
saúde
Proteína: Veja quais os tipos possíveis de se consumir e como obter naturalmente!

As proteínas são muito importantes para o corpo e provavelmente você já deve ter ouvido falar nelas, pois são essenciais ao corpo e desenvolvem diversas funções nele. Com a proteína é possível conseguir o ganho muscular, elasticidade dos tecidos e até mesmo regulação hormonal, mas você conhece os tipos de …