Pneumonia: Descubra os perigos dessa doença respiratória e saiba como tratar!

pneumonia
saúde

Ao longo da nossa vida estamos submetidos a contrair várias doenças, sendo que elas podem ser causadas por vários fatores, principalmente por vírus ou bactéria que são um dos principais causadores das infecções. Uma infecção que pode afetar o ser humano com facilidade e que merece bastante destaque é a pneumonia, pois ela pode trazer graves consequências ao homem se não for cuidada.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a pneumonia, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar os principais sintomas, tratamentos e vários outros detalhes dessa doença. Confira!

Sintomas da pneumonia

A pneumonia é uma doença pulmonar grave que deve ser diagnosticada ainda no início, pois quanto mais demorar para fazer o tratamento, maiores são os riscos do indivíduo, e por isso conhecer os sintomas da pneumonia é fundamental.

Os principais sintomas da doença são:

  • Febre acima de 37,5 graus
  • Dificuldade de respirar
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Tosse seca
  • Fraqueza
  • Mal estar
  • Suores intensos
  • Vômitos
  • Náuseas

Os sintomas acima são sintomas gerais da doença, mas é possível que eles se alterem em idosos e crianças.

Além dos sintomas acima os idosos ainda podem apresentar:

  • Desorientação quanto ao tempo
  • Desorientação quanto ao espaço
  • Perda de memória
  • Confusão mental

Já as crianças também poderão apresentar:

  • Respiração acelerada e ruidosa
  • Dor abdominal
  • Perda de apetite

Caso esses sintomas apareçam é fundamental consultar um médico para que ele possa dizer se você está ou não com pneumonia.

Bacteriana

Existem vários tipos de pneumonia, sendo que a pneumonia bacteriana é o tipo mais comum, e pode ser adquirida com facilidade pela população.

A pneumonia bacteriana é muito comum porque nela as bactérias podem estar instaladas em nossa boca, pele, nariz e garganta e causar a doença quando a nossa imunidade se encontra baixa.

É contagiosa?

A pneumonia bacteriana, que é a mais comum não é uma doença contagiosa, no entanto é possível que a pessoa tenha um outro tipo de pneumonia, que é causada por vírus ou por bactérias atípicas, e essas sim serão contagiosas.

Mas é importante destacar que mesmo as pneumonias contagiosas ainda não irão fazer com que outro indivíduo que teve contato com ele adquira a doença, na maioria das vezes a pessoa tem apenas um resfriado ou gripe, e se seu estado agravar devido a sua imunidade baixa é que ela poderá vir a ter uma pneumonia.

tratamento pneumonia

Tratamento da pneumonia

Quando uma pessoa começa a apresentar os sintomas da pneumonia é necessário que ela consulte um médico para que seja possível realizar exames que diagnosticam a doença.

Se o indivíduo realmente estiver com a pneumonia ele deverá fazer um tratamento a base de antibióticos e os casos mais simples costumam ter cura em 3 ou 4 dias.

Em alguns casos mais graves é necessário que o indivíduo seja hospitalizado para realizar o tratamento da pneumonia, principalmente quando a pessoa infectada é idosa ou criança, que constituem grupo de risco.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a pneumonia? Deixe um comentário que nós responderemos você assim que for possível!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ataque de panico
saúde
Ataque de pânico: Saiba o que causa, quais os sintomas físicos e como tratar corretamente!

A mente do ser humano é extremamente complexa e cheia de complicações que é difícil entender. Um dos transtornos que envolvem nossos problemas psicológicos é o ataque de pânico, que pode acontecer com qualquer pessoa que já apresenta sintomas de ansiedade anteriormente. Se você conhece alguém que passou por um …

saúde
Diverticulite: Descubra os sintomas e o tratamento para essa doença aqui!

A diverticulite é um tipo de inflamação que pode afetar várias pessoas, sendo que ela é caracterizada principalmente por inflamar os divertículos, que são sacos ou pregas que se instalam nas paredes do intestino grosso, porém eles também podem se instalar em outras regiões do trato digestivo, como no intestino …

dor de garganta
saúde
Garganta inflamada: Saiba o que pode estar causando e como tratar corretamente!

Ninguém gosta de ficar doente, mas especificamente a garganta inflamada é um dos piores problemas de saúde que se pode ter. Essa é uma dor incômoda que ainda por cima atrapalha o paciente na hora de comer, impedindo-o de ter uma vida normal. Por isso, no artigo de hoje selecionamos …