Proteína: Veja quais os tipos possíveis de se consumir e como obter naturalmente!

proteina
saúde

As proteínas são muito importantes para o corpo e provavelmente você já deve ter ouvido falar nelas, pois são essenciais ao corpo e desenvolvem diversas funções nele. Com a proteína é possível conseguir o ganho muscular, elasticidade dos tecidos e até mesmo regulação hormonal, mas você conhece os tipos de proteínas existentes?

Se a sua resposta foi não, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre os tipos de proteína. Confira

Albumina

A albumina é um tipo de proteína encontrada no plasma sanguíneo e que é sintetizada no fígado, sendo muito importante para nosso organismo garantindo o seu bom funcionamento.

As principais atividades da albumina no corpo são a de levar moléculas de dentro para fora dos tecidos, de garantir o equilíbrio da água entre o sangue e os tecidos e de “carregar” substâncias ligando-se a compostos hidrofóbicos.

A albumina, embora seja produzida no corpo, também pode ser consumida através da alimentação ou da suplementação. Os principais benefícios dela que podemos destacar são:

  • Reparação muscular
  • Reposição proteica
  • Diminuição dos sintomas do pós-treino
  • Possui alto valor biológico
  • Melhora a coagulação
  • Proporciona maior saciedade

Você poderá consumir a proteína albumina diariamente, em forma de alimentos em ou suplementos, sendo que o indicado é consumi-la de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas conforme o seu objetivo.

Proteína de soja

Outra proteína muito importante para o nosso corpo que não podemos deixar de mencionar é a proteína de soja, que consiste em uma excelente substituta da proteína animal.

Essa proteína é importante para a reconstrução e crescimento dos nossos tecidos, órgãos e células, sendo muito utilizada para aumentar a energia. Além do mais, ela também é indicada para combater os radicais livres do corpo, sendo que atua fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças como o câncer.

As pessoas que consomem a proteína de soja ainda conseguem ter a redução do colesterol ruim, a prevenção de doenças cardíacas e até mesmo o retardamento do envelhecimento.

O ideal é que uma pessoa consuma por dia pelo menos 25 gramas da proteína de soja, sendo que ela pode ser consumida junto com vários alimentos ou até mesmo como uma substituta da carne.

Proteína vegetal

Outro tipo de proteína muito importante para o nosso corpo que não poderíamos deixar de mencionar é a proteína vegetal, sendo que ela é tão importante para o nosso corpo como a proteína da carne, possuindo um alto valor biológico e contando com todos os aminoácidos necessários ao corpo.

Essas proteínas não possuem aditivos químicos e atuam no bom funcionamento do organismo, além de possuir baixo índice de gordura e ajudando até mesmo a controlar a pressão sanguínea e a melhorar a saúde do coração.

Você pode encontrar a proteína vegetal em vários alimentos, como podemos destacar as frutas, verduras, leguminosas, cereais integrais, sementes oleaginosas e até mesmo em alguns cogumelos e algas.

Com as dicas de hoje você vai saber escolher qual a melhor forma de obter proteína na sua alimentação.

Espero que você tenha gostado desse artigo, e se ainda ficou alguma dúvida, deixe um comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ataque de panico
saúde
Ataque de pânico: Saiba o que causa, quais os sintomas físicos e como tratar corretamente!

A mente do ser humano é extremamente complexa e cheia de complicações que é difícil entender. Um dos transtornos que envolvem nossos problemas psicológicos é o ataque de pânico, que pode acontecer com qualquer pessoa que já apresenta sintomas de ansiedade anteriormente. Se você conhece alguém que passou por um …

saúde
Diverticulite: Descubra os sintomas e o tratamento para essa doença aqui!

A diverticulite é um tipo de inflamação que pode afetar várias pessoas, sendo que ela é caracterizada principalmente por inflamar os divertículos, que são sacos ou pregas que se instalam nas paredes do intestino grosso, porém eles também podem se instalar em outras regiões do trato digestivo, como no intestino …

dor de garganta
saúde
Garganta inflamada: Saiba o que pode estar causando e como tratar corretamente!

Ninguém gosta de ficar doente, mas especificamente a garganta inflamada é um dos piores problemas de saúde que se pode ter. Essa é uma dor incômoda que ainda por cima atrapalha o paciente na hora de comer, impedindo-o de ter uma vida normal. Por isso, no artigo de hoje selecionamos …